quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Brasil: Quebra de patentes dos medicamentos contra o vírus HIV



Patentes são direitos de propriedade, concedidos pelo estado a um indivíduo ou organização, e que conferem a este o controle sobre o seu invento. Em determinadas situações, as patentes podem ser revogadas, tornando o que era protegido, de domínio público.

O Brasil é referência mundial em tratamento público para soropositivos. O “cocktail contra a aids” é distribuído gratuitamente no país, através do SUS (sistema único de saúde). Porém, no início do programa houve dificuldades com o alto custo dos medicamentos, todos importados e patenteados por indústrias farmacêuticas internacionais. Sem sucesso negociando com estas empresas, o governo brasileiro decidiu quebrar as patentes destes medicamentos, o chamado licenciamento compulsório, permitindo a produção em território nacional de medicamentos com o mesmo princípio ativo (medicamentos genéricos), para serem distribuídos pelo programa.

As grandes empresas tinham apenas uma saída: fornecer os medicamentos “originais” ao mesmo preço dos genéricos brasileiros, exclusivamente para o programa do SUS. Caso o contrário, as patentes seriam revogadas. A ameaça funcionou em 2001 para os medicamentos efavirenz e nelfinavir, e posteriormente para os demais componentes do cocktail.

A partir de então, as empresas cediam à pressão do governo brasileiro, mas em troca exigiam contratos muito restritos, com fixação de prazos para os preços, além de garantias legais para o cumprimento desses, e manutenção do monopólio do fornecimento.

No ano de 2007, a situação se tornou insustentável, e em uma cerimônia pública, o ministro da Saúde José Gomes Temporão e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinaram o decreto 6.108,18 promulgando o licenciamento compulsório do efavirenz.

- Hermano A. Bonicio.

 Referências:

(1)    WIKIPEDIA. Licença compulsória no Brasil. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7a_compuls%C3%B3ria#Licen.C3.A7a_compuls.C3.B3ria_no_Brasil/ Acessado em 11/12/2013.

(2)    WIKIPEDIA. Patente. Dísponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Patente/ Acessado em: 11/12/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário