Relação Com a Disciplina

        O curso de CTS tem como objetivo mostrar para o aluno de BC&T, as consequências do fazer científico, manifestadas através do trabalho do cientista, engenheiro, químico, e etc., para além da percepção imediata e superficial.
      Dentro desta mentalidade e avaliando o tema escolhido pelo grupo, à ética na indústria farmacêutica, que foi abordado através do filme “O Jardineiro Fiel”, notamos diversos pontos de contato entre o que é apresentado no filme e o conteúdo visto em CTS:
  •       Em “O Jardineiro Fiel”, as indústrias farmacêuticas levam para o terceiro mundo as práticas que não seriam aceitas em países desenvolvidos, como testes em cobaias humanas. Este comportamento foi relatado no vídeo “Historia das Coisas”, que cita o fato de empresas levarem processos danosos ao meio ambiente e destruição de recursos naturais para países pobres.
  •       “O Jardineiro Fiel” relata ainda outros dois pontos mostrados em “A História das Coisas”, o fato de o governo estar a serviço das empresas e o fato de que o valor da pessoa é medido a partir de sua capacidade de consumir. Os cidadãos africanos não possuem capacidade de consumir (de “contribuir para a seta”) e por isso não possuem importância, sendo usados como meras cobaias humanas, com o corrompido apoio do governo local.
  •       O filme mostra claramente como "o fazer científico", o desenvolvimento de remédios, é realizado de forma banal e anti-ética – ferindo os direitos de consentimento voluntário e informativo dos indivíduos, bem como mostra o lado corrupto e lucrativo do negócio farmacêutico: investimento maciço em pesquisas, testes e tecnologia com "atenção" as moléstias dos pobres, mas na realidade visando o desenvolvimento de drogas para os mais ricos, com consentimento dos órgãos de saúde e fiscalização, e governos locais (como já citado anteriormente). Tais ações foram discutidas em sala de aula com base nos textos de "Morel" e "Bazzo", onde foi identificado que a ciência não é feita numa "torre de marfim", ela não é "autônoma" – Mito da Autonomia - ela impacta e altera drasticamente as estruturas sociais, e o seu exercício pode ser negativo e maléfico para a sociedade. Sua prática depende de fatores produtivos e capitalistas em questão, enfim pressões econômicas, onde o Estado é o agente mediador, que propicia o favorecimento das empresas privadas. O filme retrata de modo dramático e triste, o quão difícil é a ruptura dessa estrutura.
      Portanto, o desafio e desejo do trabalho em questão é a discussão ética-social-filosófica-científica, base da essência do enfoque CTS, que não admite modelos baseados em quaisquer que sejam os mitos, no contexto de ética no exercício da indústria farmacêutica, como agente principal e iniciador das revoluções das diversas faces do "fazer científico".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário