Sobre a Disciplina


Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) – Universidade Federal do ABC (UFABC)

Disciplina: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Código: BC0603
Quadrimestre: 5º
TPI: 3-0-4
Carga Horária: 36hs

Docente Responsável: Profª. Drª. Ana Maria Dietrich

 
Professora adjunta do Bacharelado de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Pós-Doutora pelo Departamento de Sociologia do IFCH da Unicamp. Doutora em História pela USP. Foi pesquisadora do Centro de Estudos de Anti-Semitismo (Universidade Técnica de Berlim) em 2003-2004 quando desenvolveu Doutorado em caráter sanduíche. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Autora de diversos livros e artigos, entre eles, Nazismo Tropical? O Partido Nazista no Brasil (Todas as Musas, 2012) e Caça às Suásticas - O partido Nazista em São Paulo (Imprensa Oficial / Humanitas 2007). Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino, História e Filosofia da Ciência e da Matemática (UFABC) e colaboradora do Mestrado em História, linha História Cultural, da Universidade Severino Sombra (USS-RJ). É editora da revista Contemporâneos - Revista de Artes e Humanidades e da Contemporartes - Revista de Difusão Cultural. Coordena o grupo de pesquisa do CNPQ - Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade - LEPCON. Atua como colaboradora da Escola Livre de Literatura ligada a Prefeitura de Santo André. Coordena o Programa de Extensão / PROEXT/ MEC / 2011 - Memória dos Paladares. Coordena o Grupo de Trabalho da Associação Nacional dos Pesquisadores de História, Núcleo Regional de São Paulo, História dos Partidos e dos Movimentos de Direita. Coordena os projetos Batuclagem nas Escolas , Café com PP e Neblina sobre trilhos na UFABC. Suas pesquisas enfocam os seguintes temas: Traumas de guerra, Direita e Extrema-direita, Nazismo e Antissemitismo, História e Contemporaneidade, Memória, Identidade e Narrativa, Repressão e resistência Política, novas linguagens historiográficas (Cinema X História, História X Fotografia, História X Canção) e Estudos interdisciplinares de Artes e Humanidades.

Site da Disciplina: http://www.ctsanadiet.blogspot.com.br/

Ementa:

Evolução bio-cultural do ser humano: técnicas e tecnologias como dimensões da humanidade. Metodologia, racionalidade e relativismo. Ciência, tecnologia e inovação como fato social. Indivíduo, Estado e sociedade. Política científica e tecnológica. Valores e ética na prática científica. Controvérsias científicas.

Bibliografia Básica:

·         BOBBIO, Norberto. (2000). Teoria Geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier.

·         BOURDIEU, Pierre (2002) Os usos da ciência. São Paulo: Ed. Unesp/INRA.

·         FLEINER-GERSTER, Thomas. (2006). Teoria geral do Estado. São Paulo: Martins Fontes.

·         HOCHMAN, Gilberto; ARRETCH, Marta e MARQUES, Eduardo (orgs.). (2007). Políticas Públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz.

·         KIM, Linsu & Richard NELSON (2005). Tecnologia, aprendizado e inovação – as experiências das economias de industrialização recente. Campinas: Ed Unicamp.

·         LATOUR, Bruno (2001). Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros mundo afora. São Paulo: Ed. Unesp.

·         MERTON, Robert (1973). Sociologia de la ciencia: investigaciones teoricas y empiricas. Madrid: Alianza Ed., 1973.

·         STIGLITZ, Joseph E. (2002). Globalização e seus malefícios. Futura.

Bibliografia Complementar:

·         BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 747 p.

·         BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick; LANDAIS, E. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora da UNESP, 2004. 86 p.

·         CHALMERS, A.F. A fabricação da ciência. São Paulo: UNESP, 1994. 185 p. (Biblioteca básica).

·         CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993. 227 p.

·         LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaios de antropologia simétrica. Rio de Janeiro:
·         Ed. 34, 1994. 150 p.

·         STIGLITZ, Jpseph E.. Globalização: como dar certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 523 p.

      Ementa disponível em: http://ccnh.ufabc.edu.br/bachareladobiologia/ementas_ob_bct.pdf 
     Acessado em 01/12/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário