quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Armas biológicas e a indústria farmacêutica.

As armas de biológicas estão entre as mais temidas na atualidade, pois são capazes de grande devastação contaminando a água, o ar, a terra e os alimentos, além da contaminação direta do indivíduo. Podem ser fabricadas em laboratórios e são feitas a partir de toxinas, bactérias, vírus, fungos ou outros microorganismos capazes de prejudicar a saúde do homem.  

O serviço de inteligência americano, CIA, calcula que vinte países têm armas químicas e biológicas. Os arsenais conhecidos estão nos Estados Unidos (30 mil toneladas), na União Soviética (400 mil toneladas), na França e no Iraque. Os países que provavelmente têm mas não confessam são Egito, Síria, Líbia, Israel, Irã, Etiópia, Birmânia, Tailândia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Vietnã, Formosa, China, África do Sul e Cuba.
Sabemos que os grandes laboratórios da indústria farmacêutica tem todo o potencial para a criação desse tipo de arma e muitos laboratórios podem estar criando armas químicas e biológicas como teria ocorrido na Líbia. Esse lado obscuro da indústria farmacêutica já foi até relatado no mundo fictício como por exemplo na série de livros, filmes e jogos Resident Evil, em que a empresa farmacêutica Umbrella Corp. que é oficialmente uma empresa farmacêutica comum que vende remédios e até mesmo produtos de higiene pessoal, tem, com aval do governo local, uma divisão de pesquisa de armas biológicas escondida em sua empresa.
Sabe-se que existe um grande jogo de interesses envolvendo grandes empresas e os governos de diversos países que muita coisa é escondida do público comum, exemplo disso e o atual escândalo da espionagem americana que nos mostra que não sabemos realmente no que os países estão se envolvendo. A indústria farmacêutica tem o conhecimento necessário e a capacidade de produzir este tipo de armamento, sendo uma forte candidata a trabalhar com esse material.
Que fique claro que o caráter especulativo desta matéria se da devido a dificuldade que se tem de encontrar informações concretas sobre o assunto, temas que envolvem conteúdo inconveniente, seja do ponto de vista financeiro ou de relacionamento internacional tendem a ser assim.
É realmente contraditório pensar que uma indústria que deveria ter o objetivo melhorar o bem-estar e aumentar a perspectiva de vida do ser humano pode estar colocando em risco a vida diversas pessoas ao criar verdadeiros arsenais de guerra, mas já vimos em outros posts aqui do blog que este tipo de contradição não seria novidade.

                                                                                                                                     Victor Alex

 Fontes e Referencias

1) Brasil Escola. Armas Biológicas Disponível em:http://www.brasilescola.com/biologia/armas-biologicas.htm(Acessado em: 20/01/2014).
2)Mundo Estranho. O que é uma arma biológica. Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-uma-arma-biologica (Acessado em: 20/01/2014).
(3) Mundo Educação. Armas biológicas. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/biologia/armas-biologicas.htm Acessado em 20/01/2014).




Um comentário: